Pular para o conteúdo principal

Como saber que preciso ir ao psicólogo?


Você sabe o que um psicólogo faz? Você pode ter muitos benefícios pelos serviços prestados por eles. Entretanto, a maioria das pessoas desconhece a maioria dessas vantagens. E também existe o preconceito de uma parte da sociedade em relação ao trabalho dos psicólogos. Recentemente, ouvi uma cliente dizer que há muito tempo queria fazer psicoterapia, mas demorou muito para começar porque as pessoas dizem que psicólogo é coisa de “doido”.
Na verdade, qualquer pessoa pode ir ao psicólogo. E isso não quer dizer que você é doido ou qualquer outro rótulo pejorativo. Quer dizer que você é responsável, e que está disposto a procurar ajuda para ter uma vida muito melhor e mais leve. Mas quando e como saber que você merece esses benefícios?
Muitas pessoas também não tem clareza sobre quando é preciso ir ao psicólogo. Na verdade não existe nenhum pré-requisito para marcar uma consulta com um psicólogo e conversar. Não há nenhum impedimento. Entretanto, é possível identificar sinais de que a vida está um tormento, e que as vantagens de ir ao psicólogo são obtidas de forma muito mais intensa.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns dos principais sinais de que você precisa procurar o trabalho de um psicólogo. Veja a seguir:

1 – As coisas pra você são “8 ou 80”

Quando você tem que tomar uma decisão, você se vê encurralado(a)? Somente com uma opção ou no máximo duas? Isso torna as decisões mais difíceis de serem tomadas, não é? Se perceber com poucas opções e possibilidades é realmente péssimo.
Ao se deparar com isso, você pode se sentir frustrado(a) e ansioso(a), por não perceber consequências agradáveis nas opções que tem.
Saiba que é possível ter maior leveza nas decisões. A vida é feita de infinitas possibilidades, o que as pessoas precisam é de ampliar a própria consciência sobre as situações inusitadas da vida. O psicólogo certamente pode ajudar a vida ser menos “8 ou 80”, e portanto mais agradável e tranquila.

2 – Irritabilidade frequente

Você frequentemente se irrita com as situações e os acontecimentos da vida, e isso te incomoda muito.
Talvez você queira lidar de forma diferente com as adversidades da vida. É provável que você saiba o que deve fazer, mas simplesmente não consegue. E acredite: isso é esperado.
Não é simples seguir um roteiro de “não vou me irritar” ou “quando alguém fizer isso eu vou reagir assim”, simplesmente porque a natureza humana é muito mais complexa do que isso. O psicólogo vai te ajudar a entender melhor tudo que se relaciona a sua irritabilidade, e a lidar de formas diferentes com as situações adversas.

3 – Você não consegue se engajar no trabalho

Você tenta ser mais produtivo de verdade! Mas não consegue. Já leu diversos artigos sobre como ser mais produtivo e seguiu todas as recomendações de profissionais da produtividade. Mesmo assim, isso ainda não é suficiente.
E é curioso, porque você costumava ser tão melhor no trabalho que faz, entretanto ultimamente não tem conseguido ser como sempre foi.
Essa experiência que você está tendo de baixo envolvimento com o trabalho tem um significado, você só não sabe ainda. O psicólogo é o profissional mais indicado para te ajudar a descobrir o que está acontecendo na sua vida profissional.

4 – Você não está satisfeito com seus relacionamentos

O ser humano é social por natureza. É parte da evolução da espécie a formação de grupos. Faz parte de você desejar estar com outras pessoas – como também desejar ficar sozinho às vezes.
Entretanto, você não parece satisfeito com as formas que seus relacionamentos acontecem. Se gosta de alguém, essa pessoa não gosta de volta; e se alguém gosta de você, você não quer nada com essa pessoa. Parece (quase) impossível ter um relacionamento duradouro.
Além disso, parecem existir tantas regras para ter um relacionamento bem-sucedido. Tantos “faça” e tantos “não faça”, que não ajudam e só parecem atrapalhar. E parece não haver espaço para ser autêntico.
Saiba que não precisa ser assim! Ir ao psicólogo é uma jornada em que sua autenticidade é cada vez mais desvelada. E esta autenticidade está diretamente relacionada com o seu bem-estar nos relacionamentos. Você aprenderá a se sentir bem e a ser feliz sendo você mesmo.

5 – A vida parece ser a mesma há muito tempo e não muda

Parece que há anos você vive sempre as mesmas coisas e experiências. E isso tirou a sua vivacidade e motivação para várias coisas.
Você tem tudo para ser feliz: boas condições de vida, uma família, um emprego, etc. Mesmo assim a vida não tem o mesmo gosto que tinha tempos atrás. O que te falta, então?
O espaço do atendimento psicológico é diferente de tudo que você já viu. Ao conversar com o profissional, você descobrirá coisas que nunca imaginou – tudo isso dentro de você mesmo. Você pode estar precisando se redescobrir para as novidades da vida serem reveladas a você novamente.

6 – Você sofre por antecipação

Você sofre antes das coisas acontecerem. Tem pensamentos que uma catástrofe irá acontecer no futuro.
Caso tenha um compromisso social para ir, você fica pensando no que deve vestir, e como deverá se comportar na festa para tudo ficar bem. Se pudesse escolher, gostaria que as pessoas levassem um script para eventos sociais, e isso faria você se sentir muito melhor. Mas é impossível, não é?
Ou talvez sofra por antecipação em outro sentido. Talvez com prazos no trabalho, com provas na faculdade ou quando espera uma resposta de alguém – em uma mensagem por exemplo.
Saiba que o trabalho do psicólogo é te ajudar a trazer sua vivência para o presente, e parar de viver tanto no futuro – e de forma catastrófica.
Isso tem relação com o pensamento “8 ou 80” exposto no item 1.

7 – Tem aquela coisa que você não consegue parar de pensar

Pode ser um trauma, uma vergonha passada, uma culpa que você carrega, dentre outras possibilidades. O que importa é que existe uma experiência na qual você não consegue para de pensar, mesmo tentando com todas as forças.
Às vezes você consegue parar de pensar, mas em algum momento este pensamento acaba voltando. O fato é que ele está sempre presente e resistir a ele não funciona.
Você já tentou falar sobre ele com um profissional que não irá fazer nenhum tipo de julgamento moral e não irá criticar você? Além disso, também irá ter empatia com você e buscar entender – e fazer você também entender. Este profissional é o psicólogo. Ele te ajudará a não ficar carregando esta experiência ruim na sua vida. E tudo isso em completo sigilo.

8 – Você tem dores ou tensões inexplicáveis no corpo

O corpo é integrado. O que isso quer dizer? Significa que o bem-estar mental influencia no bem-estar físico e vice-versa.
Se você tem dores de cabeça, de estômago ou nas costas inexplicáveis – daquelas que você já foi a todo tipo de médico e não encontrou razão – sabia que um psicólogo pode te ajudar?
O cuidado com a saúde mental levará à mudanças benéficas para as dores que você nunca conseguiu curar.

9 – Ninguém te entende

Você já tentou falar sobre seus problemas com várias pessoas, mas ninguém parece entender qual é o cerne de suas queixas e reclamações. E, além disso, nunca conseguiu ajuda conversando com um familiar ou amigo.
Não se surpreenda pois conversar com um amigo não é a mesma coisa do que conversar com um psicólogo.
O psicólogo se orienta por teorias e técnicas psicológicas formuladas para ajudar qualquer pessoa. Quando você se ampara neste trabalho profissional, você obterá clareza como nunca teve antes. E também descobrirá a compreensão nunca encontrada antes por outra pessoa.

10 – Você já procurou saber o que o psicólogo faz

E, acima de tudo, você já procurou no Google informações sobre psicologia, com a finalidade de resolver seus problemas e angústias. Embora, ainda assim, não parece ser suficiente para a vida melhor que você procura.

Saiba que dificilmente será suficiente mesmo. Para o trabalho da psicologia ser bem sucedido, ele requer presença, compromisso e diálogo. É pela relação com outra pessoa que a cura acontece. Não basta assimilar uma lista de regras sobre o que fazer. Pois a cura é um processo, e parte de você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicólogo é para doido? Resposta definitiva

A série de TV  Community, retrata de forma cômica e caricata como todos temos peculiaridades e "traços de loucura". Afinal, psicólogo é para doido? A resposta simples é: depende! É uma pergunta que tem resposta sim, mas precisamos entender a pergunta para respondê-la. Primeiro, o que você está chamando de doido? Se existem doidos, existem pessoas normais? Supostamente sim, certo? Se tem gente doida, também tem gente não-doida, que é o que no senso comum dizemos que são pessoas “normais”. Se você chama de doido aquelas pessoas que precisam de cuidados especiais no quesito saúde mental, então você está se referindo às pessoas com transtornos mentais e com sintomas psicóticos. Psicólogos também tratam e ajudam essas pessoas. Então, olhando por este lado, psicólogo é para doido sim. Mas a resposta mais adequada é: psicólogo é para doido também ! O também é explicado pelo fato de psicólogos terem condições de ajudar (e muito) pessoas que não sofrem de transtornos

Auto-suporte

O assunto de hoje é auto-suporte (ou auto-apoio). Escolhi este tema devido a uma reflexão pessoal à qual a prática clínica tem constantemente me levado nos últimos anos. Não sei se é um sintoma da nossa sociedade contemporânea, mas tenho visto com muita frequência uma dificuldade geral das pessoas em suportar-se a si mesma (o pleonasmo é intencional), e tendendo a buscar apoio externamente; no meio, ou no outro. E neste contexto, a palavra suporte refere-se desde o aspecto emocional – buscar desfazer-se da dependência emocional do outro – até aspectos objetivos – mobilizar a energia necessária para correr atrás de seus objetivos de vida por conta própria. Tenho visto, a cada dia, as pessoas buscando apoio no outro de forma exagerada, de modo a delegar ao outro a responsabilidade de fornecer as ferramentas necessárias para seu crescimento. Isso acontece, principalmente, devido ao modo como lidamos com nossas frustrações. Um exemplo comum, utilizado por Perls (1977), refere-se a um

Como seriam os psicólogos no mundo de Harry Potter?

Nós, psicólogos do Janela Interna, somos fãs da série e do mundo Harry Potter, a prova disto está no tema deste artigo. 😊 Resolvemos nos aventurar um pouco na fantasia e analisar como seriam os psicólogos no mundo bruxo. Vamos contar a você o que imaginamos neste artigo. A profissão teria o mesmo nome no mundo bruxo? Sabemos que algumas profissões só existem no mundo bruxo, como é o caso dos aurores, dos obliviadores e dos fabricantes de varinhas. Mas outras são comuns aos mundos trouxa e bruxo. Posso citar como exemplo a profissão de professor, de enfermeira(o) (Madame Promfrey, para representar) e de jornalista. Por outro lado, há uma profissão que tem o mesmo objetivo tanto no mundo trouxa quanto no bruxo, porém os conhecimentos para cada uma e os nomes são diferentes. É a profissão de Curandeiro, que equivale à profissão de Médico. É provável que a profissão de psicólogo leve um nome distinto no mundo bruxo, pois é um caso semelhante ao dos Médicos e Curandeiro