Pular para o conteúdo principal

Precisamos falar sobre suicídio!

precisamos falar sobre suicídio
Fonte: <a href='http://br.freepik.com/fotos-gratis/adolescente-com-um-coracao-grande-que-espera-para-o-namorado_909119.htm'>Designed by Freepik</a>

Vamos começar esse texto quebrando um grande tabu? Você é daqueles que acredita que não se pode falar sobre suicídio, pois pode acabar colocando ideias na cabeça de uma pessoa que se encontra em situação vulnerável? Ou você acredita que a pessoa que toma a decisão de tirar sua vida já está determinada, e nada pode ser feito a respeito? Se você respondeu sim para as perguntas acima, então este texto poderá lhe ser muito útil. Vamos aqui desconstruir alguns mitos sobre suicídio, e tentar alertar as pessoas sobre a importância de se falar sobre isso.

Primeiramente, é preciso dizer que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o suicídio uma questão de saúde pública, devido à frequência com que ocorre no Brasil e no mundo. O número de suicídios que acontecem no mundo chega a ser maior do que o número de homicídios, o que nos faz questionar o porquê de as mídias darem tanta repercussão aos óbitos por homicídio, e falarem tão pouco de suicídio.

Além disso, se suicídios são tão recorrentes, por que não aparecem na lista de prioridades da maioria dos governantes? Que este tema é um tabu, já está mais do que claro. Existe muito receio em discutir o problema do suicídio. No entanto, falar sobre suicídio é justamente a forma mais eficaz de preveni-lo.

Uma pesquisa realizada pela OMS evidencia a relação existente entre suicídios e transtornos mentais: 90% dos casos de suicídio estão relacionados a patologias mentais principalmente a depressão diagnosticáveis e tratáveis. Isso nos leva à importante conclusão de que, na grande maioria dos casos, os suicídios são preveníveis. Os argumentos do tipo: “ah, mas se a pessoa chegou a esse ponto é porque não tinha jeito mesmo” podem ser facilmente refutáveis quando consideramos a possibilidade de esta pessoa estar acometida por uma depressão, uma vez que pessoas com esse transtorno não conseguem ter uma visão clara sobre seus problemas e possíveis saídas para eles.

Outro mito muito comum é o de que a pessoa que quer se suicidar não dá sinais, pois as que fazem isso são as que querem apenas chamar atenção. Essa crença é bastante problemática, pois acaba legitimando a atitude de não prestar atenção nos sinais que alguém próximo pode estar dando.  E essa convicção, somada ao “silêncio em torno do assunto, alimenta um estado de passividade, quando o momento deveria ser de ação” (Trigueiro, 2015), de fazer algo por aquela pessoa.

Os sinais podem ocorrer de várias formas: verbais ou comportamentais, direta ou indiretamente, e devem ser entendidos como um pedido de ajuda. Além disso, precisam ser analisados dentro de um contexto, e se ocorrem de forma associada entre si. E, o mais importante: na dúvida, pergunte! Perguntar a uma pessoa se ela está pensando em tirar sua vida não vai dar a ela uma ideia em que ela não havia pensado antes, ou encorajá-la. Pelo contrário, vai mostrar a sua abertura e disponibilidade para conversar sobre isso, desde que colocado de forma delicada e cuidadosa, obviamente.

O suicídio é, invariavelmente, multifatorial. O que significa que não se pode associar a sua causa unicamente ao evento que o desencadeou. Esse dado é importante para pensarmos que existem vários momentos e oportunidades em que é possível intervir. Além de oferecer uma escuta, é necessário também orientar a pessoa a respeito das instituições onde é possível obter ajuda, como o CVV e o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial (em caso de emergência).

Nosso objetivo aqui é mostrar justamente como muitos casos de suicídio podem ser evitados se esse assunto for abordado de forma menos preconceituosa e catedrática. O que precisamos é de um incentivo ao diálogo e à abertura para se falar sobre o tema. Muitas vezes, a pessoa que sofre de depressão e tem pensamentos suicidas nem sabe que é possível tratar esse transtorno e vislumbrar outras possibilidades. Se estiver em condições, sempre ofereça ajuda!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Trigueiro, André. Viver é a melhor opção. São Bernardo do Campo, SP: Correio Fraterno, 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicólogo é para doido? Resposta definitiva

A série de TV  Community, retrata de forma cômica e caricata como todos temos peculiaridades e "traços de loucura". Afinal, psicólogo é para doido? A resposta simples é: depende! É uma pergunta que tem resposta sim, mas precisamos entender a pergunta para respondê-la. Primeiro, o que você está chamando de doido? Se existem doidos, existem pessoas normais? Supostamente sim, certo? Se tem gente doida, também tem gente não-doida, que é o que no senso comum dizemos que são pessoas “normais”. Se você chama de doido aquelas pessoas que precisam de cuidados especiais no quesito saúde mental, então você está se referindo às pessoas com transtornos mentais e com sintomas psicóticos. Psicólogos também tratam e ajudam essas pessoas. Então, olhando por este lado, psicólogo é para doido sim. Mas a resposta mais adequada é: psicólogo é para doido também ! O também é explicado pelo fato de psicólogos terem condições de ajudar (e muito) pessoas que não sofrem de transtornos

Auto-suporte

O assunto de hoje é auto-suporte (ou auto-apoio). Escolhi este tema devido a uma reflexão pessoal à qual a prática clínica tem constantemente me levado nos últimos anos. Não sei se é um sintoma da nossa sociedade contemporânea, mas tenho visto com muita frequência uma dificuldade geral das pessoas em suportar-se a si mesma (o pleonasmo é intencional), e tendendo a buscar apoio externamente; no meio, ou no outro. E neste contexto, a palavra suporte refere-se desde o aspecto emocional – buscar desfazer-se da dependência emocional do outro – até aspectos objetivos – mobilizar a energia necessária para correr atrás de seus objetivos de vida por conta própria. Tenho visto, a cada dia, as pessoas buscando apoio no outro de forma exagerada, de modo a delegar ao outro a responsabilidade de fornecer as ferramentas necessárias para seu crescimento. Isso acontece, principalmente, devido ao modo como lidamos com nossas frustrações. Um exemplo comum, utilizado por Perls (1977), refere-se a um

Como seriam os psicólogos no mundo de Harry Potter?

Nós, psicólogos do Janela Interna, somos fãs da série e do mundo Harry Potter, a prova disto está no tema deste artigo. 😊 Resolvemos nos aventurar um pouco na fantasia e analisar como seriam os psicólogos no mundo bruxo. Vamos contar a você o que imaginamos neste artigo. A profissão teria o mesmo nome no mundo bruxo? Sabemos que algumas profissões só existem no mundo bruxo, como é o caso dos aurores, dos obliviadores e dos fabricantes de varinhas. Mas outras são comuns aos mundos trouxa e bruxo. Posso citar como exemplo a profissão de professor, de enfermeira(o) (Madame Promfrey, para representar) e de jornalista. Por outro lado, há uma profissão que tem o mesmo objetivo tanto no mundo trouxa quanto no bruxo, porém os conhecimentos para cada uma e os nomes são diferentes. É a profissão de Curandeiro, que equivale à profissão de Médico. É provável que a profissão de psicólogo leve um nome distinto no mundo bruxo, pois é um caso semelhante ao dos Médicos e Curandeiro